Nasce - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS DO COLÉGIO PEDRO II CAMPUS CENTRO

domingo, 2 de setembro de 2012

REITORIA DO COLÉGIO PEDRO II EXCLUI PAIS E RESPONSÁVEIS DA ELABORAÇÃO DE SEU ESTATUTO.


Boa noite.

Srs. Pais e Responsáveis, a greve está por acabar, dia 04/09 os servidores do Colégio Pedro II estarão reunidos em assembleia e irão discutir e deliberar sobre o retorno às aulas. Muito provavelmente a greve termina nesta data e o retorno às aulas se dará dia 10/09. Contudo é uma análise que fazemos em face dos últimos acontecimentos que temos observado.

Srs. Pais e Responsáveis, todos sabem que a nossa participação na vida escolar de nossos filhos é fundamental. Mas é fundamental que o nosso segmento possa efetivamente participar de todos os fóruns institucionais do Colégio Pedro II. Os Pais e Responsáveis não podem ser excluídos de nenhum processo da escola, jamais.

Neste sentido………

O Colégio Pedro II, a partir da promulgação da lei 12677 de 25 de junho de 2012, passou a ter um novo ordenamento jurídico. A lei determina que o Colégio Pedro II terá 180 dias para discutir e elaborar seu novo Estatuto.

Em 10 de agosto de 2012, o MEC, através de portaria 1.010, nomeia naquela data a professora Vera Maria Ferreira Rodrigues, como Reitora do Colégio Pedro II.

Em 13 de agosto de 2012, já como reitora, a professora Vera Maria Ferreira Rodrigues, edita seu primeiro comunicado à comunidade escolar do Colégio Pedro II, intitulado “Prezados servidores docentes e técnicos administrativos, alunos e responsáveis por alunos do Colégio Pedro II”.

Neste documento, em seu penúltimo e último parágrafos, assim a reitora escreve:

“ Conto com o apoio de toda a Comunidade Escolar, que conclamo a participar do processo de construção coletiva do novo Estatuto do Colégio Pedro II, para que se preservem as conquistas e realizações obtidas ao longo de seus 175 anos de história, ao mesmo tempo em que se apontem as necessárias inovações.
Confio que, indubitavelmente, juntos, alcançaremos o êxito almejado, garantindo um futuro promissor para nosso Colégio Pedro II, paradigma da Educação brasileira.”

Em 31 de agosto de 2012, a reitora a professora Vera Maria Ferreira Rodrigues, edita sua primeira portaria de Nº 102 (ver docs Portaria nº 102 - inicial  - Portaria nº 102 - final). Nesta, a reitora institui Grupo de Trabalho (GT), para proceder a estudos e elaboração de proposta de Estatuto do Colégio Pedro II.

No GT instituído pela reitora, os Pais e Responsáveis não foram incluídos, o que contraria o próprio documento que fora emitido pela reitora a toda Comunidade Escolar, conclamando a todos os segmentos que pertencem a comunidade, a participar da construção do Estatuto do Colégio Pedro II.

Outro ponto importante e preocupante trazido na Portaria nº 102 emitida pela reitora, é sobre o tempo exíguo para discussão e elaboração do novo Estatuto. Este determina que o GT se reunirá a partir do dia 03 até o dia 10 de setembro de 2012.

Estes são os fatos trazidos aos Pais e Responsáveis, a partir da promulgação da lei 12677 e da nomeação da professora Vera Maria Ferreira Rodrigues.

A Comissão de Pais e Responsáveis do CP2 CENTRO, até o momento não fez reunião para avaliar todas estas informações, contudo compreende perfeitamente a importância delas de forma que as disponibilizou.


Comissão de Pais e Responsáveis do CP2 CENTRO.

Nenhum comentário: