Nasce - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS DO COLÉGIO PEDRO II CAMPUS CENTRO

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SOPA DE LETRAS - CAMPUS CENTRO - OBRIGADO PROFESSORA DILMA.

Boa noite.


O último Sopa de Letras aconteceu no sábado, dia 15/12/12, no Campus Centro do Colégio Pedro II.
O Sopa de Letras é um sarau que mistura música, poesia e performance. Fruto de uma criação coletiva, o Sopa completou 4 anos de muito afeto, solidariedade e poesia. Parabéns à Professora Dilma (Português) que teve a iniciativa.
Parabéns aos alunos que participaram dessa criação coletiva.

O que aconteceria se todos saíssem das suas zonas de conforto … e vencendo a inércia … entrassem na zona de desconforto ? Enfrentando desconfortavelmente a comodidade … fazendo mais do que esperam de nós.
Quanta explosão de criação, imaginação e cultura ! Que aula maravilhosa de história, literatura, poesia !
Uma ideia, uma vontade, um movimento que não quer ficar quieto. Um trabalho coletivo de professora e alunos transformando pontos nodais em retas infinitas de conhecimento. Liberando o pensamento aprisionado nas grades curriculares. 



Os livros saíram das prateleiras adormecidas da bilbioteca e na declamação de alunos e professora deram vida ao lirismo. A história da nossa literatura mistura-se à história do colégio. Na homenagem aos 90 anos da Semana da Arte Moderna, lembramos que Manuel Bandeira foi aluno e professor de literatura do Colégio Pedro II no Centro.

Lembramos também o maestro Heitor Villa-Lobos, professor desta casa. Homenageamos também Oswald de Andrade e Oscar Niemeyer. O hino do Colégio ecoou na quadra. Parabéns é muito pouco para a Professora Dilma e para os alunos brilhantes do CPII.

Vida longa ao Sopa de Letras. Que essa experiência dê frutos e sirva como exemplo. Para todos que querem também sair da zona de conforto e produzir algo transformador. Nas palavras da Professora Dilma: “Educar pelos sentidos e nunca adestrar os sentidos."

Associaçao de Pais e Responsáveis do Colégio Pedro II Campus Centro.
APRE-CPII-CAMPUS-CENTRO.

Nenhum comentário: