Nasce - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS DO COLÉGIO PEDRO II CAMPUS CENTRO

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO e MANIFESTO DOS PAIS e RESPONSÁVEIS DO CP2 CENTRO

Bom dia.


RETIFICAÇÃO DA MENSAGEM SOBRE O MOVIMENTO PAREDISTA:


Srs. Pais e Responsáveis, diferente do que está escrito na convocação encaminhada aos Pais e disponibilizada aqui, é correto afirmar que os servidores do Colégio Pedro II, ainda não deliberaram sobre a greve. Estes estarão reunidos amanhã, dia 13/06/2012, às 09h no teatro Mário Lago na unidade do CP2 em São Cristóvão, para discutir e deliberar sobre o tema.




Boa tarde.


Srs. Pais e Responsáveis, conforme deliberação da última reunião dos Pais e Responsáveis do Colégio Pedro II unidade centro, segue o MANIFESTO aprovado. 


Também importantíssimo informar,  e que seja dado a mais ampla divulgação entre os Pais e Responsáveis, que está agendado para o próximo sábado, dia 16/06/2012, às 10h, MESMO COM GREVE, reunião dos Pais e Responsáveis. Esta convocação estará sendo também encaminhada através de seus filhos, pois, disponibilizamos a convocação em suas cadernetas. 




Srs. Pais e Responsáveis, ratificamos a importância de que todos se cadastrem no blog (ver link ai ao lado) "Cadastro de Pais e Responsáveis", pois, é através dele que podemos nos comunicar rapidamente com todos. Solicitamos também que divulgue entre os Pais e Responsáveis de outras unidades os meios de comunicação da Comissão, são eles:




Blog da Comissão : www.caprecp2centro.blogspot.com.br
Facebook da Comissão: www.facebook.com/caprecpiicentro
Correio eletrônico: caprecp2centro@gmail.com





CONVOCAÇÃO
AOS PAIS E RESPONSÁVEIS DO COLÉGIO PEDRO II – Unidade Centro


Convocamos todos para uma REUNIÃO
dia 16/06, às 10 horas, no CP2- Centro.

Temas em pauta:

a) Informe sobre a deflagração da Greve dos Servidores do Colégio Pedro II – já  confirmada a se iniciar no dia 13/06 (quarta), por tempo indeterminado.

b) Informe sobre o Manifesto dos Pais e Responsáveis do CP2-Centro entregue aos Sindicatos da categoria e à Direção do Colégio Pedro II (Diretoria Geral do Colégio e da Unidade Centro).

c) Discussões e deliberações sobre o movimento paredista.

É de fundamental importância o envolvimento de pais e responsáveis neste momento. Disponibilizaremos – no decorrer da semana – informações sobre o andamento do movimento através das seguintes mídias eletrônicas:

Blog:                                     www.caprecp2centro.blogspot.com.br
Facebook :                           www.facebook.com/CapreCPiicentro
Correio eletrônico:               caprecp2centro@gmail.com


Comissão de Pais e Responsáveis – CAPRE-CP2-Unidade Centro
(Grupo de Estudo de Estatuto para nova Associação) 



IMPORTANTE:

 A REUNIÃO É ABERTA.
PAIS E RESPONSÁVEIS DE OUTRAS

UNIDADES DO COLÉGIO  PEDRO II, 
SEMPRE SERÃO BEM-VINDOS.




Segue na íntegra o MANIFESTO dos Pais e Responsáveis do CP2 CENTRO



MANIFESTO DOS
PAIS E RESPONSÁVEIS DO
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE CENTRO.

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II,  Comissão de Ética do Comitê Central ou local de Greve no Colégio  Pedro II
C.C. Diretoria Geral do Colégio Pedro II e Diretoria da Unidade Centro.

Prezados professores e demais profissionais administrativos colaboradores desta obra educacional tão importante para a história de nossas famílias.

Nós, Pais e Responsáveis, vimos pela presente, após a deliberação de algumas propostas na reunião coordenada pela Comissão de Pais e Responsáveis do CPII – UE Centro, no dia dois de junho de 2012 – nas dependências da Unidade Pedro II Centro,  manifestar nossa real sensibilidade pelas dificuldades que esta classe trabalhadora passa há muitos anos no Brasil, fruto de um modelo que exclui ou não maximiza o uso da educação como instrumento para construir uma nação mais justa e desenvolvida.

Isto não significa de nossa parte uma adesão política e ideológica ao movimento de greve, porém as suas dores de não poderem dar melhores condições de vida para si e para os seus filhos e demais familiares é a mesma dor que nós experimentamos como a maioria de uma massa trabalhadora e de pequenos empreendedores que pagam os seus impostos de forma coercitiva e não tem, em contrapartida, os serviços que garantam um bem- estar mínimo.

            Contudo, quando conseguimos ingressar com os nossos filhos em uma instituição que há décadas sobrevive devido ao ideal de manter a excelência como tradição, sonho e luta de diversas gerações de funcionários e de famílias – pois os nossos filhos não ingressam órfãos nesta Instituição, ingressamos juntos, queremos participar! - nós, Pais e Responsáveis, ao fazermos uma reflexão sobre a situação atual do processo de educação no Colégio Pedro II, entendemos que também precisamos ser ouvidos em nossas aflições, principalmente num momento em que, mais uma vez, somente a deflagração de uma greve coordenada puramente por movimento sindical ou luta de classes parece ser a solução de um problema que poderia ser enfrentado com a busca do apoio do restante da sociedade e a quem a classe dos professores e demais profissionais serve com o seu trabalho e empenho.

            Portanto, sinalizamos sugerindo meios mais inovadores e menos prejudiciais a fim de que sejam alcançados resultados mais eficazes, utilizando-se da mídia e da tecnologia atuais que nos põem em contato com as correntes políticas, principalmente mais sensíveis em época de calendário eleitoral.

No ano de 2011, nossos filhos ficaram 52 dias sem aulas, e por mais que os docentes e discentes se esforçassem pela reposição das aulas, a ruptura do ciclo letivo acarretou pendências do conteúdo programático que estão impactando os alunos na série seguinte ou no desempenho em vestibulares - ENEM e outros, bem como no atraso de projetos de Iniciação científica, preparação para exames marcados para reconhecimento de proficiências em Idiomas, torneios nacionais e internacionais de disciplinas como Matemática, Ciências etc.

Mais do que isso, o conhecimento preterido nos eventuais esquemas de reposição, torna fato que  nunca mais nossos filhos terão a oportunidade de obter aquele conhecimento e assimilá-lo.
Nós, Pais e Responsáveis, como vocês também o são, apelamos à sua sensibilidade para que na consumação de uma nova greve, movimento que não podemos conter, exógeno à nossa vontade e direito, por favor, tenham em conta minimizar os prejuízos educacionais e sociais sobre os nossos filhos e nossas famílias.

Para isso, considerem:


  1) Manter em funcionamento ao menos trinta por cento das disciplinas escolares em cada série,  independente do período de duração da greve;

  2)  Reposição com qualidade e empenho por parte dos professores para o cumprimento dos pontos      nodais de cada disciplina;

  3) Viabilizar aos alunos do nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio a completa reposição das aulas perdidas, compatível com as datas de prestação dos exames nas diversas Instituições organizadoras dos vestibulares e de exames internacionais de certificação;

   4) Assegurar a devida comunicação com a Associação dos Pais e Responsáveis, se houver,  ou com a Comissão de Pais e Responsáveis,  sobre o andamento da greve;

   5)Viabilizar emissão de documentos importantes que certifiquem o aluno na Instituição, tendo-se em vista transferências de Instituições, estágios, trabalho ou viagens.

   6) Criar canais de comunicação e desobstruir canais já existentes de comunicação nas comissões de ética para análise rápida de situações sérias que venham a surgir e que não estejam previstas neste instrumento de comunicação.


Na defesa dos direitos de nossos filhos e cientes de que os senhores, como Pais e Mães que também o são, desejam para eles o melhor, colocamo-nos sempre em diálogo.


            Pais e Responsáveis do Colégio Pedro II unidade Centro.
Comissão de Pais e Responsáveis do CP2 CENTRO. 






2 comentários:

Marcia Rodrigues disse...

Olá,
gostaria de saber, se tenho como ter acesso ao programa de cada materia, de forma que possa organizar um programa de estudos enquanto durar a greve.Sou uma mãe nova na escola, e me sinto completamente perdida nesta greve.

Maria Lúcia disse...

Marcia Cristina É SEU DIREITO E DE SEU FILHO TER ACESSO A TODOS OS PONTOS NODAIS DIREITO ESTE PREVISTO EM LEI NO ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. COBRE DA DIREÇÃO DE SUA UNIDADE. ELES NÃO ESTARÃO FAZENDO FAVOR E SIM OBRIGAÇÃO !!!!!