Nasce - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS DO COLÉGIO PEDRO II CAMPUS CENTRO

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS FILHOS

Boa noite.


O bom desempenho escolar dos filhos está diretamente relacionado à participação dos pais na vida escolar dos filhos. A orientação dos pais na resolução de um exercício de matemática ou aquele tempinho para ouvir seu filho comentando sobre o livro que está lendo, já fazem diferença expressiva em seu desempenho assim como em sua autoestima. 




O dever da família 



Quando e como os pais podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los alcançar um desempenho melhor na Escola? 



1. Ter livros em casa: O hábito, cultivado desde cedo, faz aumentar o vocabulário de forma espantosa. A diferença se faz sentir na assimilação do conhecimento em todas as áreas. 



2. Reservar um lugar tranquilo para os estudos: Cuidar para que o ambiente ofereça o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da televisão. 



3. Zelar pelo cumprimento da lição: É importante mostrar a relevância dela com gestos simples, como pedir para olhar o dever pronto ao chegar a casa. Esse é o momento de começar a sedimentar uma rotina de estudos, com horário e local. 



4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa: Recomendar uma leitura mais atenta do enunciado, tentar provocar uma nova reflexão sobre o assunto. A correção do professor é decisiva para a fixação da resposta certa. 



5. Preservar o tempo livre: Muitos pais lotam a agenda filhos de atividades fora da escola, sobrando pouco tempo para brincar. A rotina intensa da escola ocasiona cansaço, comprometendo o próprio rendimento. 



6. Comparecer à reunião de pais: Oportunidade de sentir o ambiente na escola, saber da experiência dos demais alunos e tomar contato com a visão de outros pais. 



7. Conversar sobre a escola: A manifestação de interesse, por si só, é um indicativo do valor dado à educação pela família. Os efeitos são ainda maiores quando o estudo é tratado como algo agradável e aplicável à vida prática, e não um fardo. 



8. Monitorar o boletim: No caso de um resultado ruim, o melhor a fazer é definir um plano para melhorar o desempenho mas não sem antes consultar a escola e avisar o filho de que está fazendo isso. O objetivo aí é estabelecer, junto com o colégio, uma estratégia para reverter a situação e saber qual será exatamente sua participação. 



9. Reforçar as regras estabelecidas pela escola: os pais devem apoiar a escola quanto ao cumprimento das normas de convivência e disciplina definidas no regimento escolar.



10. Manter preservado o hábito de higiene e conservação do uniforme: a família deve estimular a utilização correta do uniforme escolar, visando a identificação e a padronização dos alunos. 



REFLITA: A família, célula principal para o desenvolvimento harmonioso do sujeito, deve conscientizar-se da importância em participar efetivamente na vida escolar de seu filho. À Escola, cabe a tarefa de orientar os estudos e prepará-los para a vida profissional.

Nenhum comentário: